Livro das Moedas do Brasil

O GUIA OFICIAL DAS MOEDAS BRASILEIRAS, adotado pelo Museu de Valores do BC.


Estimado colecionador,

neste artigo iremos mostrar, aos que ainda não conhecem, os pormenores do Livro Bentes de Moedas do Brasil, atualmente em sua 7ª edição, em cores, ampliada, inteiramente revista e atualizada. Ao final, o nosso comentário sobre a 8ª edição, lançamento previsto para setembro de 2021, com 832 páginas, trinta e duas a mais do que a edição anterior.

Além de uma grande quantidade de ilustrações, inseridas para o bom entendimento da ciência numismática num contexto de um rígido programa de revisão e atualização, a obra é primorosa nos pormenores e detalhes das moedas que trata, com textos e explicações que facilitam o seu manuseio, proporcionando, dessa forma, uma leitura agradável e de fácil compreensão.

O Livro Bentes de Moedas do Brasil foi idealizado com o objetivo de passar ao colecionador (iniciante ou avançado) uma idéia clara e abrangente das cotações das moedas brasileiras, no contexto de um mercado, tanto nacional quanto internacional e globalizado.

A obra contém todas as moedas destinadas à circular no país, mais as comemorativas que não entraram em circulação. Partindo do descobrimento, passando pelas obsidionais holandesas (as primeiras moedas com o nome BRASIL), chegamos aos nossos dias, compreendendo os períodos da Colônia, Reino Unido, Império e República.


GUIA OFICIAL DAS MOEDAS BRASILEIRAS

Muitos nos perguntam "por que guia oficial?"

A partir da terceira edição, o Livro Bentes de Moedas do Brasil passou a ser a fonte oficial de consulta de universidades e autarquias, a exemplo do Museu de Valores do Banco Central do Brasil, a Casa da Moeda, o Museu Histórico Nacional, bibliotecas, universidades e casas de leilões, no Brasil e no exterior. A dedicação, o cuidado em inovar, aprimorar, atualizar, corrigir e ampliar a publicação (o que já está sendo realizado na oitava edição), fizeram do Livro Bentes de Moedas do Brasil, fonte fidedigna de informação, sendo o escolhido por estas prestigiosas instituições como fonte de consulta e guia na catalogação de seus acervos.


CONSULTANDO A 7ª EDIÇÃO DO LIVRO DE MOEDAS

Por razões didáticas, obviamente, resolvemos adotar a ordem decrescente dos valores cunhados, obedecendo a cronologia dos soberanos, ao invés da simples subdivisão por metais. As primeiras 60 páginas dizem respeito à introdução, um pouco de história e à nomenclatura das moedas, de forma clara e abrangente, passando ao leitor tudo o que é necessário ao entendimento do assunto, como veremos a seguir:


Apresentações Considerações iniciais Nomenclatura

Constam das primeiras páginas do Livro Bentes de Moedas do Brasil: comunicados ao leitor, prefácio da 7ª edição, prefácio da 3ª edição, iIntrodução à 7ª edição, índice, introdução à Numismática, a Numismática no Brasil, as primeiras moedas, as moedas dos primeiros brasileiros, a Provisão de 3 de Março de 1568, a Provisão rumo ao Brasil, patacas, a instalação da Casa da Moeda no Brasil, o fechamento da primeira Casa da Moeda, hobby ou investimento, como colecionar moedas, como limpar moedas, como conservar moedas, padrões monetários irregulares, como consultar o Livro Bentes de Moedas do Brasil, os estados de conservação, a Escala de Sheldon, raridade, valores dos exemplares, diâmetro e peso, classes de cunho, critérios na hora da escolha, moedas e variantes clássicas, nomenclatura das moedas de prata da Colônia, nomenclatura das moedas, seus símbolos e significados, as partes de uma moeda, nomenclatura dos 960 Réis, eixos, reverso medalha, reverso moeda, reverso invertido.


O conteúdo

Privilegiando a abordagem didática, tudo foi realizado a fim de evitar que o Livro Bentes de Moedas Brasileiras se configurasse, unicamente, numa fonte de consulta (lista) de preços. Lidando principalmente com a arte de colecionar moedas, entendemos que seja nosso compromisso, acima de tudo, instruir quem inicia, e auxiliar na consulta de quem já é conhecedor da matéria. Dessa forma, foi elaborado com o propósito de passar ao leitor o necessário entendimento do assunto, fornecendo também um parâmetro de valores para orientá-lo na hora de adquirir novos exemplares para o seu acervo. Haja vista ser a numismática brasileira bastante complexa sob vários aspectos, entendemos que esta seria a forma correta e abrangente de catalogação das moedas.

Todas as informações necessárias à catalogação e comercialização das moedas do Brasil colonial, imperial e republicano — tais como o peso, diâmetro, quantidade de moedas cunhadas, grau de raridade, estados de conservação e os valores atualizados, referentes aos diversos tipos — são tratados com a seriedade e o rigor que o assunto merece, como se pode ver na imagem a seguir que mostra como são apresentadas as moedas ao interno do nosso Livro Bentes de Moedas do Brasil.

Obedecendo a ordem cronológica dos soberanos, apresentamos as moedas de acordo com a nobreza dos metais: ouro, prata e cobre, durante os períodos que antecedem a República. Assim, nas páginas iniciais do catálogo propriamente dito, as moedas são dispostas, primeiro levando em conta o soberano, para em seguida dispor as moedas em ordem decrescente de valor facial, partindo das moedas de ouro, em seguida as de prata, finalizando com as cunhagens do sistema cúprico.

Exemplo: Digamos que o leitor queira consultar a valoração de uma moeda de ouro, de 3$200 Réis de D. José I, cunhada na Casa da Moeda do Rio de Janeiro. Para tanto, basta ir diretamente na parte dedicada a D. José, que inicía na página 221 da 7ª edição (2020-2021), para logo em seguida encontrar as moedas cunhadas por este soberano, inciando pelas cunhagens de ouro. Folheando as páginas, o leitor irá constatar, sem dificuldades, que a as moedas de 3$200 Réis iniciam na página 230, com as cunhagens da Bahia, e logo em seguida, as do Rio de Janeiro (ver imagem a seguir):

CONTEÚDO DIDÁTICO E ABRANGENTE

Como esclarecido anteriormente, o Livro Bentes de Moedas do Brasil traz uma abordagem didática a respeito das moedas que circularam no território brasileiro, desde o seu descobrimento, passando pelas cunhagens propriamente ditas, a partir da criação da primeira Casa da Moeda, na Bahia. Dessa forma, tanto o numismata iniciante quanto o avançado, ao adquirir um exemplar desta obra, tem em mãos não só uma lista de preços que só é consultada quando se compra ou se vende um exemplar. O Livro Bentes de Moedas do Brasil, sendo didático e completo, proporciona o deleite de uma leitura agradável e tremendamente instrutiva, configurando-se para muitos como "livro de cabeceira".


Apresentação - O Catálogo é formalmente apresentado ao numismata, de forma simples e clara, fazendo com que o leitor compreenda que adquiriu uma obra didática, que irá lhe proporcionar não somente momentos de deleite durante a sua leitura, mas que também irá enriquecer o seu conhecimento, aumentando sua bagagem cultural a respeito do assunto.

Logo nas páginas iniciais do catálogo, o leitor irá deparar com uma pequena introdução à ciência numismática. Nesse capítulo discorremos sobre a numismática no Brasil, como tiveram início e o seu desenvolvimento no país, as primeiras moedas dos brasileiros. a importante Provisão de 3 de Março de 1568, de D. Sebastião, que oficializou a primeira circulação de moedas na terra recém-descoberta. Em seguida, considerações sobre as patacas, a instalação da Primeira Casa da Moeda, na Bahia, seu fechamento e transferência para o Rio de Janeiro. Em seguida é a vez do capítulo dedicado a "como colecionar moedas".

A página 31, contém instruções precisas de como consultar o catálogo, considerações sobre os diversos estados de conservação, incluindo a equivalência com a escala Sheldon, adotada pelas certificadoras de moedas, a exemplo da NGC e da PCGS, só para citar duas delas.

A partir da página 40, o Livro Bentes de Moedas do Brasil trata de outros assuntos relevantes, a saber: quantidade de moedas cunhadas, a raridade dos exemplares, valores, diâmetro e peso, classes de cunho, até chegar à página 47 que trata, a partir de então, da nomenclatura das moedas, como se pode verificar nas imagens de algumas páginas do catálogo, a seguir:

Pesos e medidas - Aqui, o Livro Bentes de Moedas do Brasil apresenta o sistema manuelino, a explicação de como eram calculados o peso e o diâmetro das moedas a fim de determinar, com exatidão, a relação entre valor intrínseco e extrínseco. Nesse capítulo, uma tabela que relaciona o sistema manuelino ao decimal, foi cuidadosamenete elaborada para que o leitor tenha acesso às informações precisas sobre as dimensões das moedas, principalmente às relativas ao peso e ao diâmetro, nos diversos metais em que foram cunhadas.

O CATÁLOGO PROPRIAMENTE DITO - VALORES

Aqui tem início o elenco de todas as moedas batidas e/ou cunhadas, no Brasil e/ou para o Brasil, desde o período pré-colonial. O Livro Bentes de Moedas do Brasil, é o único a incluir as primeiras moedas autorizadas a circular no território recém-descoberto, o que se constata através da Provisão de 3 de Março de 1568, de D. Sebastião I.

Detalhes e ampliações para o entendimento de pormenores dos diversos exemplares, fatores que distinguem as variantes, e textos explicativos, muitas imagens, todas em cores, acompanhadas de explicações para que o colecionador saiba tudo o que é necessário para o bom entendimento do assunto.

O Livro Bentes de Moedas do Brasil, é o único que contém todas as barras de ouro conhecidas, devidamenet catalogadas por soberano, acompanhadas de descrição, peso, raridade e, em alguns casos, com certificado, proveniência e atual proprietário.

Estes são apenas alguns detalhes que diferenciam o Livro Bentes de Moedas do Brasil, dos outros editados no país. O nosso catálogo tem tantas informações que foram necessárias 800 páginas a fim de conter o essencial e indispensável ao bom entendimento do assunto. E não só isso; é a única publicação totalmente em cores, impressa em papel importado e em offset de última geração, tudo realizado no interesse da ciência numismática, em um estudo que abrange os períodos da Pré-colônia, da Colônia, do Reino Unido, do Império e da República, como nenhuma outra obra jamais publicada no Brasil.


SOBRE A OITAVA EDIÇÃO

A próxima edição (oitava), como já citada no início deste artigo, será publicada em setembro de 2021, com 832 páginas. São 32 páginas a mais em respeito às edições anteriores, com mais informações, conhecimento, atualizações e novidades, incluindo uma moeda inédita.

Lançamento, no Brasil e no exterior: setembro de 2021.

A cada nova edição procuramos sempre revisar, atualizar e aprimorar o conteúdo do Livro Bentes de Moedas do Brasil que já se consagrou como a melhor e mais completa publicação das últimas décadas, na numismática brasileira. Esse não é somente o compromisso da Bentes com os nossos leitores, mas também por entendermos que sendo ciência e nobre hobby do colecionismo culto, em hipótese alguma poderíamos negligenciar com o seu conteúdo e apresentação, dando a todos os numismatas, tanto aos avançados quanto aos iniciantes, a mais comentada, divulgada, amada e adquirida publicação sobre as moedas brasileiras, tanto no Brasil quanto no exterior.

BENTES GROUP

Bentes Group is a company registered in Italy and Portugal, certified by the E.U. authorities as a private commercial company controlled by Antunes & Bentes Lda

Portugal: + 351 253161116

Italy: + 39  3662982272

 

Av. Padre Júlio Fragata, 60
São Victor, Braga - Postal code: 4710-413

  • White Facebook Icon
  • Bianco Instagram Icona
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2020 by Antunes & Bentes

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now