Moedagem pestífera

As moedas cunhadas em períodos de pandemias ... em construção, aguarde

Peste negra (ou morte negra) é o nome pela qual ficou conhecida uma das mais devastadoras pandemias na história humana, resultando na morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Eurásia. Somente no continente europeu, estima-se que tenha vitimado pelo menos 1/3 da população, durante o período considerado o auge da peste, entre os anos de 1346 e 1353. A doença é causada pela bactéria Yersinia Pestis, transmitida ao ser humano através das pulgas dos ratos pretos ou através de outros roedores.


Nessa época, os brasileiros se resumiam às populações indígenas que habitavam a região. Acredita-se que a peste tenha surgido nas planícies áridas da Ásia Central, região que compreende as estepes, montanhas e desertos entre o leste do mar Cáspio e o centro-oeste da China, entre o norte do Irão e Afeganistão, e o sul da Sibéria, e foi se espalhando principalmente pela rota da seda, alcançando a Criméia em 1343. No total, a praga pode ter reduzido a população mundial de em torno de 450 milhões de pessoas para 350 milhões de almas, em meados de século XIV. A população humana não retornou aos números anteriores, até o século XVII. A peste negra continuou a aparecer de forma intermitente e em pequena escala pela Europa até praticamente desaparecer do continente no começo do século XIX.

Imagem acima: República de Veneza, Fiorino datado no período que compreende os anos de 1252 a 1303. Essa moeda circulou em grande parte da Europa, entre 1189 e 1532. Devido à epidemia de peste que se abateu na Europa, inicialmente entre 1346 e 1353, são raríssimos os exemplares cunhados nesse período. Os poucos existentes, são considerados moedas emergenciais.


A PESTE EM VENEZA

A peste negra gerou vários impactos e consequências religiosas, sociais e econômicas, afetando drasticamente o curso da história européia. No verão de 1575 propagou-se em Veneza uma terrível epidemia de peste que em apenas dois anos iria fazer 50 mil vítimas mortais, quase um habitante em cada três. Em setembro do ano seguinte, quando a doença parecia invencível, o Senado da Sereníssima invocou a Ajuda Divina, prometendo construir uma nova Igreja com o nome do Redentor, em troca da milagrosa cura da terrível doença.

Imagem: "Largo Mercatello durante a peste em "Napoli" (1656), do pintor napolitano Micco Spadaro, período barroco.


Assim, em maio de 1577, a primeira pedra do edifício foi colocada em um projeto do arquiteto Andrea Palladio. Em 20 de julho do ano seguinte, o fim da praga foi celebrado com uma solene procissão que chegou à igreja através de uma notável quantidade de embarcações, criando uma tradição de Fé e devoção que ainda perdura até os nossos dias. O projeto palladiano - o grande arquiteto de Vicenza, falecido em 1580 - foi concluído por Antônio da Ponte em 1592, sofrendo mínimas mudanças em seu projeto, nos séculos por vir.

Símbolo de gratidão pela intervenção divina que salvou Veneza da praga, a Basílica do Redentor em Giudecca (pequeno arquipélago, e também o nome da sua ilha principal, ao sul do centro de Veneza) também aparece na osela (moeda-medalha que era cunhada a cada ano, na Casa da Moeda e Veneza, doada pelo Doge às personalidades que se destacavam na República) de ouro com 5 lantejoulas e outra de prata, personificando o 85º Doge Alvise I Mocenigo, cunhadas em 1576.

ANVERSO: Em torno de uma vista em perspectiva colunas e estátuas, com o leão de São Marcos no frontão, lenda e data do passeio. Na retaa lenda em um círculo ALOY MOCENIGO P MVN ou MV ou ALOISI MOCENI PR MVN (ALOYSII MOCENIGO / PRINCIPIS MVNVS), exergada no ANO VII, em campo o Salvador entronizado com faixa, atrás do leão, que abençoa o dojo ajoelhado. REVERSO: "REDEMPTORI VOTVM MDLXXVI", também alterado para "REDEMTOR VOTVM MDLXXVI", "REDEMTORTOR VOTVM MDLXXVI" ou "REDEMTORI VOTVM MDLXXVI" ou "REDEMTORTOR VOTVM MDLXXVI" ou "REDEMTORTOR VOTVM MDLXXVI" ou "REDEMTORTOR VOTVM MDLXXVI" ou "REDEMTORTOR VOTVM MDLXXVI").

BENTES GROUP

Bentes Group is a company registered in Italy and Portugal, certified by the E.U. authorities as a private commercial company controlled by Antunes & Bentes Lda

Portugal: + 351 253161116

Italy: + 39  3662982272

 

Av. Padre Júlio Fragata, 60
São Victor, Braga - Postal code: 4710-413

  • White Facebook Icon
  • Bianco Instagram Icona
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2020 by Antunes & Bentes

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now